Filha e irmã de oleiros, Adelina Medeiros orgulha-se de ter sido seu pai quem construiu a Escola de Oleiros, em 1944. “A única do Brasil e fica aqui no município de São José, na Grande Florianópolis. A olaria pertencia à família de Joaquim Antônio de Medeiros, foi assumida pelo município e até hoje forma oleiros e modeladores. Todos os meus nove irmãos foram ou são oleiros. Eu comecei aos 35 anos, como um hobby associado à necessidade. Hoje nem é mais profissão, é um vício. Trabalho aqui no meu canto, de domingo a domingo. Só paro na
Sexta-Feira Santa.”
Sua voz não esconde a ascendência açoriana. Mas brasileira ela é, nascida em São José, em 1943. Suas peças retratam o folclore catarinense e seu amor pelos açorianos que aqui chegaram e estabeleceram uma colônia que é a essência do litoral catarinense.
“Meu irmão um dia me deu umas dicas e eu comecei a modelar e nunca parei.” As peças de Dona Adelina primam por um acabamento perfeito, por uma pintura que vem se aperfeiçoando a cada dia que passa. Considerada uma espécie de Mestre Vitalino da região Sul, Dona Adelina retrata as festas catarinenses. Os personagens do Boi-de-Mamão – Maricota, vaqueiro, bernunça – são ricamente decorados. Igualmente sua mulher açoriana, que traz no vestido a renda de bilro.
ADELINA MEDEIROS
Ampliar foto Ampliar foto Ampliar foto
MULHER AÇORIANA
Barro policromado,
25 cm de altura.
Coleção particular
VAQUEIRO
Barro policromado, 15 cm de altura
MARICOTA
Barro policromado,
30 cm de altura.
Coleção particular
 
Florianópolis
Palhoça
São José
Treze Tílias
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com